sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

poesia e biodanza

POESIA E BIODANZA

Quando entramos numa sala para fazer Biodanza, estamos entrando num espaço mágico, único, onde vamos vivenciar nossos sentimentos e emoções, no aqui e agora, com total entrega e confiança, permitindo nosso crescimento. Esse espaço é o campo poético.
O facilitador assume a palavra verbal e conduz o feed back (a intimidade verbal), que é o momento onde os alunos se expressam através da palavra falada.
Quando começamos a dançar, partimos para a linguagem que a Biodanza emprega, a linguagem pré-verbal. A caricia é a mais intensa linguagem pré-verbal.
E assim os alunos iniciam um processo de suas mais intensas potencialidades: a linguagem dos instintos e emoções, a linguagem primordial, o originário que ele tem (Rolando Toro).
Eles desenvolvem todos os sentidos, se abrem, entregues às palavras poéticas do facilitador, e incorporam a poesia que está em cada olhar, em cada gesto, em cada cheiro, em cada gosto, em cada som, em cada toque, em cada desejo. Tudo é puro prazer através do contato e das carícias.
O facilitador ao usar a linguagem poética incorpora o poeta, atingindo direto o coração dos participantes, despertando emoções e sentimentos muitas vezes adormecidos e até mesmo reprimidos no ser, fazendo com que ele desperte para o mundo com uma nova visão frente à existência.
A existência é um longo poema vivo se fazendo. E a Biodanza, o instrumento para aperfeiçoar este poema.
Sendo a Biodanza a poética do encontro com a emoção e o sentir, com a suavidade e a promessa, com a ternura e a esperança, no abrigo de um abraço, no olhar alentador, no aperto de mão, no encontro com o outro e com o mundo, a Biodanza é o instrumento para aperfeiçoar este Poema-Vida.
Assim, se dando o profundo encontro entre Poesia e Biodanza, nasce em cada um o poeta interior e realiza-se plenamente a Poesia Humana, que é a Biodanza.
                                                                                                                                    Denizis Trindade

Nenhum comentário: