sábado, 12 de setembro de 2009

BIODANZA - DEFINIÇÃO ACADÊMICA

BIODANZA
Sistema Rolando Toro
  
A base conceitual de Biodanza provém de uma meditação sobre a VIDA, ou talvez do desespero, do desejo de renascer nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.
Poderíamos dizer com certeza:
da nossa nostalgia do AMOR!
Mais que uma ciência é a poética do encontro humano.
                                                                                (Rolando Toro).

           
BIO = do grego: Bios = VIDA
  
DANÇA = gestos e expressões com movi-
                  mentos plenos de sentido.
  
“Entender Biodanza racionalmente, é impossível. Só com vivência podemos entender seu verdadeiro significado.
                                         (Rolando Toro)

Definição acadêmica:
 “Biodanza é um sistema de integração e desenvolvimento humano, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizagem das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências através da dança, música, canto e exercícios de comunicação e encontro em grupo”.


1) Integração afetiva: significa restabelecer a unidade entre nossa percepção, motricidade, afetividade e funções viscerais. (pensar; sentir e agir de forma integrada).


2) Renovação orgânica: significa restabelecer a harmonia do nosso bio-sistema. Se processa através da harmonização, da renovação e regulação global das funções biológicas, diminuindo a ação do “stress”.


3Reaprendizagem das funções originárias da vida: significa reorganizar o nosso comportamento e estilo de vida de forma coerente com os nossos impulsos primordiais. (Instintos).
Os instintos básicos (existem na nossa pro-gramação genética) têm a função de conservar a vida e permitir sua evolução.


Desenvolvimento dos potencias genéticos:
Biodanza utiliza o método de bombardeio de (eco)fatôres positivos sobre os nossos cinco grandes conjuntos de potenciais: vitalidade sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência.   
Esses 5 canais de expressão do nosso potencial nato são chamados em Biodanza de LINHAS  DE VIVÊNCIA. 


1) Vitalidade (instinto de conservação) - está associada à saúde, ao equílibrio, ao ímpeto de viver e à alegria. Ter vitalidade existencial = ex-pressar  nosso SER no mundo.


2)  Sexualidade (inst. perpetuação da espécie) -  esta associada ao conceito de Eros (tudo que une e vincula com a vida). fazem parte do processo contínuo da criação e transformação de vida.
  
3) Criatividade (inst. exploratório) - está associada à nossa capacidade de sentir profundamente que tudo está em Transformação. Assim é possível lidar com a realidade criando  constantemente novas realidades.                                                  


4) Afetividade (inst. gregário) - está associada à ex-pressão do afeto, no sentido de conexão com a espé-cie humana. Ser afetivo é ser solidário. Esta linha possibilita a formação de vínculos, da confiança e da entrega. Permite expressar ternura e amor; senti-mentos que fazem parte da nossa estrutura existencial.


5) Transcendência (inst. fusão) - está associada à percepção profunda de estar vivo e de pertencer à totalidade. Sentimento de plenitude pulsante. Conexão com nossa essência vital, com o outro e com o Universo. (no sentido de pertencer ao todo).
        
MÉTODO VIVENCIAL: “Unidade Trinária”
MÚSICA - MOVIMENTO -  VIVÊNCIA
  
Estes são os recursos usados por Biodança para a INTEGRAÇÃO, com o objetivo de produzir uma nova sensibilidade frente à vida.


1) música - são rigorosamente selecionadas pelo seu conteúdo emocional que vai induzir vivências.  A música deflagra emoções pois não passa pelo pensamento lógico. O órgão para ouvir a música não é o ouvido e sim todo o corpo.


2) movimentos - no sentido original, as danças nascem  com movimentos existenciais, que surgem das entranhas do Homem. É movimento vital, é rítmo biológico (coração/respiração). Para Biodanza os movimentos são plenos de sentido.


3) vivência - instante vivido aqui e agora.
“Vivemos numa cultura anti-vida, (violência, egoísmo, fome, guerras, etc). Biodanza propõe transformações internas e externas que venham nutrir nossas vidas, exercitando o movimento-Amor. Perceber o outro, sentir o vínculo, aguçar a sen-sibilidade, a percepção do olhar, poder abandonar-se. Perceber o sol na pele, a brisa da manhã, a água do mar, uma boa comida, é estar num estado Afetivo com a Vida”. Rolando Toro


O grupo: é essencial nesse processo, porque induz novas formas de comunicação e vínculo afetivo. É o “continente”que necessitamos para mudar.


Contato e carícias: ”vivemos atualmente demasiado sós, no meio do caos coletivo. O modo de estar ausente com nossa presença é o ato de não olhar; não escutar; não tocar o outro. Biodanza acredita que celebrar a presença do outro, exaltando o encanto essencial do encontro humano, é a possibilidade saudável neste momento”.


Objetivo final: Biodanza propõe produzir mudanças ESTÁVEIS no estilo de vida, elevando a qualidade do VIVER. (Não basta alcançar o bem-estar. É necessário ter acesso à felicidade.”                                        
                                                                                                                                 Rolando Toro).
— Onde quero viver?
— Com quem quero viver?
— Que tarefas desejo fazer na vida?


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: