sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O QUE É A BIODANZA

A Biodanza é um Sistema criado Por Rolando Toro Araneda, antropólogo e poeta que se exilou do Chile na época da ditadura.
Morando no Brasil, aprimorou seu Sistema dando vivências de Biodanza, que na época chamava-se Psicodança, para grupos experimentais, e formou várias Escolas em muitos estados do Brasil.



Peças de teatro que fizeram história no cenário artístico como ‘Hair”, ensaiavam seus atores dando vivências de Psicodança.
No início, Rolando Toro fundamentou a Biodanza no Antropocentrismo. 
Hoje, ele intensificou seus estudos e conseqüentemente seus conheci-mentos, e ampliou o Sistema Biodanza para a Ciência e a Biologia.
Nós, seres humanos, vivemos numa sociedade repressora cheia de padrões e papéis impostos e cada vez menos holística e mais compartimentada e fragmentada, onde a especialização exigida a cada um nos isolou e anulou a possibilidade de expressarmos autenticamente nossas emoções mais profundas, impedindo e, às vezes, paralisando totalmente nosso movimento de crescimento, nos tornando robôs, sem vida própria, sem identidade, sem auto-estima e sem felicidade, com o corpo todo encouraçado e doente do físico, do coração, da alma.
E, assim, não vivemos, apenas sobrevivemos.

A Biodanza é uma técnica grupal com um método vivencial de duas horas cada sessão, uma vez por semana, e com aprofundamentos uma ou duas vezes por ano, em Jornadas (um dia inteiro) ou em Maratonas (um final de semana).

Nenhum comentário: